sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Comentário do texto: Mito da Telinha

O texto de Graziela G. Pachane trata sobre as novas tecnologias que ingressaram na educação no decorrer do tempo.
A autora coloca a TV e o VÍDEO como recursos que chegaram para melhorar a educação tradicional e deixar as aulas mais envolventes. Mas, com o passar do tempo percebeu-se que a TV e o VÍDEO não possibilitavam interação com os alunos.
Portanto, com o uso das novas mídias, os alunos tiveram a possibilidade de interagir muito mais, bem como, economizar tempo e espaço.
Mas o professor ainda precisa adquirir mais conhecimentos sobre a utilização dos novos recursos tecnológicos, para se tornar mais eficaz e produtivo o seu trabalho.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

História: O Caso do Bolinho

Plano de aula - O Caso do bolinho

Autoras: Profª Carla Inês Wesz e Profª Mª Lucília Nunes Medeiros

Nível de ensino: Alfabetização

OBJETIVOS:

- Adquirir noções de quantidades através de receita.

- Desenvolver a linguagem oral, a criatividade e coordenação motora.

- Exercitar a escrita de palavras.

CONTEÚDOS:

- Números e quantidades.

- Linguagem oral, expressão artística e coordenação motora.

- Construção de palavras.

DESENVOLVIMENTO:

- Contar a história: O CASO DO BOLINHO, com o uso do datashow, em powerpoint.

- Roda de conversa com interpretação oral da história.

- Cantar a cantiga presente na história:

EU SOU UM BOLINHO

REDONDO E FOFINHO

DE CREME RECHEADO

NA MANTEIGA ASSADO

DEIXARAM ME ESFRIANDO

MAS EU FUGI ROLANDO

O VÔ NÃO ME PEGOU, A VÓ NÃO ME PEGOU

A LEBRE NÃO ME PEGOU, O LOBO NÃO ME PEGOU

MAS A RAPOSA SIM!

- Ilustrar o final da história, pintando a raposa num cartaz. Amassar papel para fazer o bolinho e colar na barriga da raposa.

- Montar com alfabeto móvel o nome dos personagens da história: VOVÓ, VOVÔ, BOLINHO, LEBRE, LOBO, RAPOSA. Realizar a escrita das palavras no caderno.

- Fazer a leitura de uma receita de bolinho aos alunos, para eles ilustrarem as quantidades dos ingredientes:

BOLINHOS GOSTOSOS

3 OVOS

1 XÍCARA DE AÇÚCAR

3 COLHERES DE VINAGRE

2 COLHERES DE NATA OU MARGARINA

1 XÍCARA DE LEITE

2 COLHERES DE FERMENTO EM PÓ QUÍMICO

FARINHA ATÉ DAR O PONTO DE AMASSAR E MODELAR OS BOLINHOS.

domingo, 17 de outubro de 2010

O trabalho com Projetos

O projeto didático é uma das formas de organizar e realizar o trabalho com os alunos. O trabalho com projetos parte de um desafio, de uma situação-problema, sugerida pelos alunos ou percebida pelo professor.

Partindo dessa situação-problema é traçado uma meta, um objetivo a ser alcançado, que precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos no início do trabalho. O desenvolvimento do projeto é marcado pela realização de ações que visam alcançar o objetivo traçado. Para isso, é possível envolver mais de uma área do conhecimento, ou seja, o trabalho com projetos também é um trabalho interdisciplinar.

Acredito que essa forma de organizar o trabalho pedagógico, permite um grande envolvimento dos alunos e de toda comunidade escolar no trabalho de sala de aula. Isso pode vir a motivar os alunos na participação e aprendizagem dos conteúdos. É um trabalho que vai além da rotina de sala de aula e permite ao aluno acompanhar todos os passos até o final desse processo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PROJETO


FLORES DO MEU JARDIM

Profª organizadora: Carla Inês Wesz

Turma: Pré III “C”

OBJETIVO GERAL:

· Levar as crianças a vivenciarem situações de participantes e responsáveis pelo nosso ambiente coletivo, experimentando e conhecendo o trabalho com a terra e a semente, a função da terra e da água na vida das plantas, a beleza da flor com suas cores, texturas e cheiros, e contribuir na preservação da natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas, etc.

· Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, as formas de vida e sua sobrevivência.

· Observar o meio natural, compreendendo o processo de fotossíntese que acontece nas plantas.

· Conhecer as características da flor, acompanhando o processo de desenvolvimento desta forma de vida.

· Incentivar o respeito e o cultivo das flores, devido sua importância para o embelezamento e perfume do ambiente natural.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

· Ouvir histórias relacionadas ao projeto.

· Trabalhar com diferentes tipos de textos (ex: histórias, trava-línguas, parlendas) e relatório de observação do crescimento das plantas, em forma de livro.

· Relatar suas vivências no momento de rodinha e descrever cenas, objetos e coisas do cotidiano.

· Plantar sementes de flores no viveiro da escola e cuidar das plantas do nosso canteiro;

· Cantar e dramatizar (a linda rosa juvenil; o cravo brigou com rosa);

· Jogos: Memória, Formação de palavras.

· Expressão por meio de artes plásticas: desenhos, pinturas, colagens, recortes, etc

AVALIAÇÃO:

· No decorrer do projeto será observado a participação das crianças nas atividades e sua capacidade de realização, bem como, será avaliada sua compreensão no que se refere ao assunto preservação do meio ambiente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

· Revistas: Projetos Escolares Educação Infantil – Editora OnLine.

· Coleções: Descobertas, Além do Arco-Íris, Dia-a-Dia do Professor, Bem-me-quer.


domingo, 26 de setembro de 2010

Reportagem de Ladislau Dowbor

Comentário sobre a reportagem de Ladislau Dowbor

A fala de Ladislau na reportagem Educação e tecnologia, remete-nos para a necessidade atual de conhecimento. O professor, infelizmente, tem dificuldades de acesso aos novos conhecimentos. O que podemos perceber é que, muitas vezes, os próprios alunos manuseiam com grande facilidade os recursos tecnológicos atuais, que os professores ainda demonstram resistência.

A exemplo das empresas que fazem a requalificação de seus funcionários, assim também a Educação deveria proceder. Proporcionando e favorecendo para aos professores uma requalificação de qualidade.

Além das muitas transformações que a Educação necessita, uma delas é a mudança do currículo das escolas. Pois somente repassar o conhecimento já não é mais suficiente, é importante ensinar a organizar e articular esses conhecimentos. Muitas são as informações vindas de fontes diferenciadas: livros, televisão, internet, etc. mas cabe ao professor selecionar, ou ainda, ensinar o seu aluno a selecionar tais informações.

Para o mercado de trabalho, não basta ter uma grande bagagem de conhecimento, mas também saber como utilizá-lo, tendo habilidades de articulação. Portanto, já nas faculdades é necessário que aconteça a interação entre a educação e o trabalho, levando os universitários ao conhecimento prático, à realidade do dia a dia.