Brincar para a criança é um momento de muito prazer e satisfação. Pois é pela brincadeira que a criança manifesta a forma como organiza sua realidade e lida com suas possibilidades, limitações e conflitos. O ato de brincar também introduz a criança de forma gradativa, prazerosa e eficiente no universo histórico-cultural. Nas brincadeiras a criança age como se fosse maior do que realmente é. Isso contribui, inegavelmente, de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento. Por isso, é importante a participação e o incentivo dos pais para a brincadeira infantil, proporcionando às crianças momentos de interação, de alegria e diálogo com outras crianças.
Pensando desta forma, as crianças do Pré III “C” iniciaram as ações do Projeto: Qualidade Integral de Vida. Com o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos e o diálogo entre as crianças, resgatando a alegria e o respeito entre as mesmas, é que serão vivenciadas brincadeiras folclóricas, tais como, brincadeiras de roda e rodas cantadas com as crianças.
A primeira ação realizada foi uma entrevista com as famílias, a fim de conhecer as brincadeiras e brinquedos utilizados pelos pais, quando eram crianças. As respostas foram socializadas no grupo e sistematizadas em forma de gráficos construídos pelas crianças.
As crianças demonstraram muita dedicação na realização dos desenhos e colagens para elaboração dos gráficos, bem como, realizaram contagens e compararam quantidades. Sob a orientação da Profª Carla Inês Wesz e da auxiliar de sala Sílvia L. VonZeidler, foram confeccionados belíssimos cartazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário