quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Plano de aula Natal

Nascimento do Menino Jesus
Turma: Educação Infantil

Conteúdos:

- Símbolos e significado do Natal, valores, quantidades, cores, letras do alfabeto, raciocínio e atenção.

Objetivos:

- Conhecer o verdadeiro significado do Natal e os valores que devem estar presentes na convivência humana.

- Reconhecer as cores e as quantidades presentes na montagem da árvore natalina.

- Identificar as letras e observar a ordem alfabética das mesmas, no jogo de ligar os pontos.

- Exercitar o raciocínio e atenção com os símbolos do natal, no jogo de memória.

Desenvolvimento:

- Os alunos utilizarão o laboratório de informática da escola, onde a profª contará a história no datashow: UMA LINDA HISTÓRIA DE NATAL.

- Interpretação oral da história. Comentar sobre os valores importantes para uma boa convivência entre as pessoas.

- As crianças utilizarão o computador para montar uma ÁRVORE DE NATAL, sendo que, a profª estará questionando-os sobre as cores e quantidades dos enfeites colocados.

- Outro jogo que estará disponível para as crianças é LIGAR O ALFABETO, onde as crianças ligam os pontos seguindo a ordem alfabética e formam o desenho da Rena do Papai Noel.

- As crianças ainda poderão jogar o JOGO DA MEMÓRIA NATAL e estarão conhecendo os símbolos do Natal e encontrando os pares.

Recursos:

- Computadores e datashow

Avaliação:

- Será observado o desempenho da criança na manipulação do mouse e teclado, bem como, a compreensão e realização das atividades propostas.

Conhecendo objetos de aprendizagem

Objeto de Aprendizagem - Jogos Língua Portuguesa, Matemática e Estudos do meio.

Classificação: Ensino Fundamental - Séries Iniciais
Autor: Rosário Pinho

Objetivo: Exercitar a interpretação da leitura de imagens.

Descrição: Permite o desenvolvimento da leitura de ações em imagens através da escolha da frase correta que representa a imagem fornecida.

http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/index.htm

Comentário: Gostei muito desse objeto de aprendizagem. É simples, mas muito coerente com a prática, por possuir questões que se encaixam com as atividades diárias de sala. É um momento onde o aluno irá retomar questões ja estudadas, lendo, interpretando e resolvendo-as, por meio desta ferramenta que muito atrai os alunos: o computador. Também gostei pelo fato de abranger o 1°, 2°, 3° e 4° anos do Ensino Fundamental, ou seja, o aluno quando entra no site, terá que identificar e entrar no link referente a sua turma. Muito interessante!!!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Comentário do texto: Mito da Telinha

O texto de Graziela G. Pachane trata sobre as novas tecnologias que ingressaram na educação no decorrer do tempo.
A autora coloca a TV e o VÍDEO como recursos que chegaram para melhorar a educação tradicional e deixar as aulas mais envolventes. Mas, com o passar do tempo percebeu-se que a TV e o VÍDEO não possibilitavam interação com os alunos.
Portanto, com o uso das novas mídias, os alunos tiveram a possibilidade de interagir muito mais, bem como, economizar tempo e espaço.
Mas o professor ainda precisa adquirir mais conhecimentos sobre a utilização dos novos recursos tecnológicos, para se tornar mais eficaz e produtivo o seu trabalho.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

História: O Caso do Bolinho

Plano de aula - O Caso do bolinho

Autoras: Profª Carla Inês Wesz e Profª Mª Lucília Nunes Medeiros

Nível de ensino: Alfabetização

OBJETIVOS:

- Adquirir noções de quantidades através de receita.

- Desenvolver a linguagem oral, a criatividade e coordenação motora.

- Exercitar a escrita de palavras.

CONTEÚDOS:

- Números e quantidades.

- Linguagem oral, expressão artística e coordenação motora.

- Construção de palavras.

DESENVOLVIMENTO:

- Contar a história: O CASO DO BOLINHO, com o uso do datashow, em powerpoint.

- Roda de conversa com interpretação oral da história.

- Cantar a cantiga presente na história:

EU SOU UM BOLINHO

REDONDO E FOFINHO

DE CREME RECHEADO

NA MANTEIGA ASSADO

DEIXARAM ME ESFRIANDO

MAS EU FUGI ROLANDO

O VÔ NÃO ME PEGOU, A VÓ NÃO ME PEGOU

A LEBRE NÃO ME PEGOU, O LOBO NÃO ME PEGOU

MAS A RAPOSA SIM!

- Ilustrar o final da história, pintando a raposa num cartaz. Amassar papel para fazer o bolinho e colar na barriga da raposa.

- Montar com alfabeto móvel o nome dos personagens da história: VOVÓ, VOVÔ, BOLINHO, LEBRE, LOBO, RAPOSA. Realizar a escrita das palavras no caderno.

- Fazer a leitura de uma receita de bolinho aos alunos, para eles ilustrarem as quantidades dos ingredientes:

BOLINHOS GOSTOSOS

3 OVOS

1 XÍCARA DE AÇÚCAR

3 COLHERES DE VINAGRE

2 COLHERES DE NATA OU MARGARINA

1 XÍCARA DE LEITE

2 COLHERES DE FERMENTO EM PÓ QUÍMICO

FARINHA ATÉ DAR O PONTO DE AMASSAR E MODELAR OS BOLINHOS.

domingo, 17 de outubro de 2010

O trabalho com Projetos

O projeto didático é uma das formas de organizar e realizar o trabalho com os alunos. O trabalho com projetos parte de um desafio, de uma situação-problema, sugerida pelos alunos ou percebida pelo professor.

Partindo dessa situação-problema é traçado uma meta, um objetivo a ser alcançado, que precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos no início do trabalho. O desenvolvimento do projeto é marcado pela realização de ações que visam alcançar o objetivo traçado. Para isso, é possível envolver mais de uma área do conhecimento, ou seja, o trabalho com projetos também é um trabalho interdisciplinar.

Acredito que essa forma de organizar o trabalho pedagógico, permite um grande envolvimento dos alunos e de toda comunidade escolar no trabalho de sala de aula. Isso pode vir a motivar os alunos na participação e aprendizagem dos conteúdos. É um trabalho que vai além da rotina de sala de aula e permite ao aluno acompanhar todos os passos até o final desse processo.