quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Plano de aula - Os animais

TEMA: Animais

AUTORAS: Mª Lucília Nunes Medeiros e Carla Inês Wesz

OBJETIVOS:

· Conhecer animais mamíferos, domésticos e selvagens.

· Identificar as características destes animais.

· Ampliar o repertório de nomes de animais.

· Refletir sobre a escrita desses nomes.

CONTEÚDOS:

· Animais mamíferos, domésticos e selvagens.

· Leitura e escrita de nomes de animais.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciaremos a aula ouvindo e cantando a música BICHO de Ivete Sangalo:

E aí?

Meu amigo bicho?
Beleza?
Como andam as coisas?
A centopéia
Que o diga
Queria ser leão
Pra ter aquela juba
Queria ser baleia
Daquelas barrigudas
Queria ser formiga
Minhoca, besouro
Quem sabe
Uma lagartixa?
Queria
Ser um urso
Dormir o dia inteiro
Queria ser macaco
Pulando bem ligeiro
Queria ser
Golfinho, peixinho
Cavalo marinho
Quem sabe um tubarão
Nadar lá no fundão?
Só pra ser mais leve
Pensei num passarinho
Só pra ser mais leve
Pensando bem
Cágado anda devagarinho
Imagine a borboleta
De asinhas coloridas
Pensei em ser cachorro
De orelhas bem compridas
Queria ser uma gata
Um sapo, um rato
Quem sabe um dragão?
Ah, aí vai pegar fogo
Eu queria ser leão
Pra ter aquela juba
Queria ser baleia
Daquelas barrigudas
Queria ser formiga
Minhoca, besouro
Quem sabe
Uma lagartixa?
Daquelas chics de salto,bolsa da moda
Pensei em
Ser um urso
Dormir o dia inteiro
Queria ser macaco
Pulando bem ligeiro
Queria ser
Golfinho, peixinho
Cavalo marinho
Quem sabe um tubarão ?
Só pra ser mais leve
Pensei num passarinho
Só pra ser mais leve
Pensando bem
Cágado anda devagarinho
Imagine a borboleta
De asinhas coloridas
Pensei em ser cachorro
De orelhas bem compridas
Queria ser uma gata
Um sapo, um rato
Quem sabe um dragão?
E dragão existe, eh?
Dragão existe não


Após a música, fazer uma listagem de nomes de animais, onde as crianças falam os nomes e a professora escreve-os no quadro. Explicar as características de animais mamíferos, domésticos e selvagens, para então realizar a classificação dos animais, que estão no quadro, nestes três grupos.

As crianças recebem uma folha com o alfabeto na vertical para construir o ABC dos animais, procurando um animal para cada letra do alfabeto.

AVALIAÇÃO:

· Verificar a ampliação do repertório das palavras conhecidas.

· Observsar a construção da escrita pelos alunos.

· Observar se as crianças conseguem diferenciar as características de mamíferos, domésticos e selvagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário