quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Plano de aula Natal

Nascimento do Menino Jesus
Turma: Educação Infantil

Conteúdos:

- Símbolos e significado do Natal, valores, quantidades, cores, letras do alfabeto, raciocínio e atenção.

Objetivos:

- Conhecer o verdadeiro significado do Natal e os valores que devem estar presentes na convivência humana.

- Reconhecer as cores e as quantidades presentes na montagem da árvore natalina.

- Identificar as letras e observar a ordem alfabética das mesmas, no jogo de ligar os pontos.

- Exercitar o raciocínio e atenção com os símbolos do natal, no jogo de memória.

Desenvolvimento:

- Os alunos utilizarão o laboratório de informática da escola, onde a profª contará a história no datashow: UMA LINDA HISTÓRIA DE NATAL.

- Interpretação oral da história. Comentar sobre os valores importantes para uma boa convivência entre as pessoas.

- As crianças utilizarão o computador para montar uma ÁRVORE DE NATAL, sendo que, a profª estará questionando-os sobre as cores e quantidades dos enfeites colocados.

- Outro jogo que estará disponível para as crianças é LIGAR O ALFABETO, onde as crianças ligam os pontos seguindo a ordem alfabética e formam o desenho da Rena do Papai Noel.

- As crianças ainda poderão jogar o JOGO DA MEMÓRIA NATAL e estarão conhecendo os símbolos do Natal e encontrando os pares.

Recursos:

- Computadores e datashow

Avaliação:

- Será observado o desempenho da criança na manipulação do mouse e teclado, bem como, a compreensão e realização das atividades propostas.

Conhecendo objetos de aprendizagem

Objeto de Aprendizagem - Jogos Língua Portuguesa, Matemática e Estudos do meio.

Classificação: Ensino Fundamental - Séries Iniciais
Autor: Rosário Pinho

Objetivo: Exercitar a interpretação da leitura de imagens.

Descrição: Permite o desenvolvimento da leitura de ações em imagens através da escolha da frase correta que representa a imagem fornecida.

http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/index.htm

Comentário: Gostei muito desse objeto de aprendizagem. É simples, mas muito coerente com a prática, por possuir questões que se encaixam com as atividades diárias de sala. É um momento onde o aluno irá retomar questões ja estudadas, lendo, interpretando e resolvendo-as, por meio desta ferramenta que muito atrai os alunos: o computador. Também gostei pelo fato de abranger o 1°, 2°, 3° e 4° anos do Ensino Fundamental, ou seja, o aluno quando entra no site, terá que identificar e entrar no link referente a sua turma. Muito interessante!!!